Digitalização pode aumentar receita em 110 mil milhões

O Comissário Europeu Günther Oettinger referiu que, na União Europeia, a digitalização pode aumentar receitas em 110 mil milhões de euros por ano.

Aquando da sessão de encerramento da conferência “Net Futures 2016”, que teve lugar no passado mês de abril, em Bruxelas, foi referido pelo Comissário Europeu da Economia e Sociedade Digitais que:

“(…) O segundo link com a Internet do Futuro é o das Plataformas de Serviços “Abertas”.

A relativa fraqueza da Europa nos mercados de consumo digitais, em serviços web e Internet e, nomeadamente, em plataformas de dados está se tornando um grande desafio para toda a economia.

Além disso, os utilizadores sentem que as plataformas proprietárias não satisfazem as suas necessidades. Eles ficam “presos” a um fornecedor específico e têm muito pouca influência sobre a evolução da plataforma.

Por outro lado, grandes e complexos sistemas de software são desenvolvidos através de grandes colaborações que precisam de uma licença comum para funcionarem e serem eficazes. Portanto, licenças de código aberto amigáveis da indústria tornaram-se a norma como, por exemplo, o Open Air Interface, a Drupal e a FIWARE.

Plataformas abertas oferecem o controle de volta aos utilizadores.

Plataformas abertas permitem a inovação mais rápida, facilitam a interoperabilidade, permitem a reutilização das aplicações e evitam o “vendor lock-in” (aprisionamento tecnológico por parte do fornecedor do software). Além disso, os utilizadores podem beneficiar plenamente dos ecossistemas inovadores e abertos de programadores e start-ups.

Plataformas abertas estão em plena consonância com os objectivos do Mercado Único Digital e agirão como um fator-chave para a digitalização da indústria europeia.

Em 23 de fevereiro, aquando do Congresso Mundial da Mobilidade em Barcelona, a ATOS, a Engineering, a Orange e a Telefonica anunciaram a criação da Fundação FIWARE – mostrando o caminho em direção a uma bem maior comunidade FIWARE.

A Fundação assegurará a disponibilidade a longo prazo da FIWARE para os utilizadores, gratuitamente e para sempre. Assegurará, igualmente, que a FIWARE permanecerá na vanguarda das tendências de evolução tecnológica“.

Poderá aceder ao discurso completo (em inglês) do Comissário Europeu neste atalho.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.