Abertas inscrições para prova de português para obter nacionalidade

Os estrangeiros que queiram obter nacionalidade portuguesa podem, até 1 de abril, inscrever-se na prova de conhecimento da língua portuguesa, coordenada pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que se realiza no final de abril, em 46 escolas.
A Prova de Conhecimento da Língua Portuguesa para a Obtenção da Nacionalidade (PaN) tem um custo de 65 euros e “destina-se aos cidadãos estrangeiros que pretendam adquirir a nacionalidade portuguesa, e certifica o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR)”. O exame linguístico, que decorre em 46 escolas do território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, e que deverá decorrer no final do mês de abril, em data ainda a fixar pelo IAVE, teve um período de pré-inscrição há um ano, tendo registado menos de 500 interessados, segundo dados do instituto. São sobretudo cidadãos brasileiros, e oriundos dos países de língua oficial portuguesa, os pré-inscritos para a prova, mas há também romenos e ucranianos, entre outros, acrescentou o instituto. Realizada pela última vez em 2010, sob responsabilidade da Direção-Geral de Educação, a PaN teve nessa altura quase quatro mil interessados. Apesar de instituições como os centros de línguas de algumas universidades poderem certificar o domínio da língua portuguesa por cidadãos estrangeiros, apenas o IAVE tem a incumbência de garantir provas acessíveis a qualquer interessado, prevendo provas adaptadas a cidadãos com deficiência.

Para mais informações e inscrições consulte a página: http://pan.iave.pt/np4/home

2 comentários em “Abertas inscrições para prova de português para obter nacionalidade”

    • Olá, Sady. Obrigado pelo seu comentário. A inscrição na prova de conhecimento da língua portuguesa referida no nosso artigo deveria ter sido efetuada até 1 de abril. A colega responsável pela área articulará entretanto consigo qual agora a melhor alternativa.

      Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.