ECG lança Projeto CES – Casas Ecológicas e Sustentáveis

A ECG – Cooperativa Cultural CRL decidiu alargar, no corrente ano, a sua atividade ao ramo da Habitação e Construção cooperativas.

Sensível às dificuldades sentidas por alguns dos nossos cooperadores no acesso a habitações de qualidade, confortáveis e económicas, a ECG elaborou um plano de “ataque” ao problema lançando o Projeto CES – Casas Ecológicas e Sustentáveis.

Em que consiste este projeto?

Basicamente na edificação de habitações T3, com área coberta de cerca de 100m2 e estrutura de troncos de madeira maciça montados com recurso à tecnologia “blockhaus”, em terrenos mistos (urbanos, agrícolas e florestais) que permitam o aproveitamento do espaço coletivo para a produção de horto-frutícolas em talhões individualizados para cada agregado familiar assim como para o aproveitamento agro-florestal em iniciativas implementadas e geridas coletivamente.

Pretende-se formar com este modelo comunidades de moradores que, para além de garantirem uma habitação para si e para a sua família, garantem igualmente um habitat ecológico e sustentável, um espaço saudável de convívio e partilha, igualmente sustentável do ponto de vista financeiro pelas receitas geradas por cada uma das unidades de produção.

O Projeto CES tem já programado o arranque oficial em setembro, com a aquisição do primeiro terreno, com cerca de dois hectares, localizado na freguesia de Crespos e Pousada.

Esperamos, a qualquer momento, a publicação em Diário da República da nova Lei de Bases da Habitação que entrará em vigor imediatamente no mês seguinte permitindo às cooperativas, seguramente, recuperar o protagonismo que já tiveram no passada na resolução das graves dificuldades de acesso a habitação acessível e de qualidade.

Saiba mais sobre este nosso projeto contactando os nossos serviços. Teremos todo o prazer em lhe dar mais pormenores sobre o mesmo.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: