Investigação e educação para o desenvolvimento

Um eixo estratégico dedicado à investigação, educação e desenvolvimento. Focado presentemente na produção de jogos didáticos destinados a ambientes de educação de adultos. 

As metodologias adotadas consistem na observação (acompanhamento), análise e avaliação de “Mastergames”. Os mesmos foram propostos pelos parceiros do projeto LearningGames, coordenado a partir de Viena pela W-Point e.U..

No decurso deste processo, um conjunto definido de critérios e estruturas serão usadas numa segunda fase. O objetivo é o de produzir recomendações e diretrizes que possam vir a ser consideradas como boas práticas por facilitadores de aprendizagem de adultos.

Os critérios e marcos definidos como objectivo pretendem ajudar, os parceiros do projeto, a atingir uma abordagem uniforme e consistente na articulação de conceitos e avaliação da actividade de jogos. Com a criação de uma base comum para o processo discursivo, será introduzido um padrão. Esse mesmo padrão deverá ser verdadeiramente descrito como europeu, pois será transnacional e refletirá a práxis na educação de adultos num determinado número de países europeus.

O conhecimento adquirido pelos facilitadores através das suas próprias práticas na utilização de jogos didáticos será considerado como parte do esforço necessário na procura de novas abordagens à educação de adultos. A metodologia adotada terá em consideração o discurso crítico sobre jogos e teorias de jogos. O objetivo é o de melhor compreender e aprofundar o uso e desenvolvimento de jogos didáticos(*).

(*) – apontamentos do texto original de suporte ao projeto