Tentativas fraudulentas de acesso aos nossos computadores

A nossa ligação permanente à Internet aconselha-nos a manter elevados níveis de atenção já que, a todo o momento, poderemos ser vítimas de tentativas fraudulentas de acesso aos nossos computadores.

Foi exatamente o que aconteceu ontem com um dos nossos parceiros com sede na cidade da Maia que recebeu uma chamada telefónica para o seu telemóvel de um alegado “técnico da Microsoft” que lhe pediu para se colocar junto do seu computador pessoal por forma a introduzir uns códigos e seguir algumas instruções para, supostamente, atualizariam a sua máquina.

Obviamente que essa chamada, com origem no número 003562948615 da ilha de Malta, não tem qualquer ligação real à Microsoft tratando-se, isso sim, de uma tentativa de intrusão no computador da “vítima” por forma a ganhar acesso ao mesmo e à informação aí guardada.

Estejam, portanto, alertas a este tipo de habilidade que, como já deu para perceber, não ocorre apenas em outros países e com grandes empresas.

Parece que, agora, “toca a todos” independentemente da sua nacionalidade ou situação profissional pelo que será conveniente procederem à denuncia da situação caso ocorra convosco para o email da Polícia Judiciaria que, no caso de Braga, é o dic.braga@pj.pt.

Mais informação sobre este assunto (mas em língua inglesa) neste atalho.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.