Arranque em Braga dos trabalhos para a elaboração do Programa Local de Habitação

A cooperativa ECG, que recentemente decidiu alargar a sua atividade ao ramo da Habitação e Construção cooperativa, deseja participar de forma ativa e empenhada na elaboração do primeiro Programa Local de Habitação do município de Braga.

Para o efeito convidamos todos os nossos cooperadores e cooperadoras a responder ao inquérito em curso disponível neste endereço eletrónico já que o mesmo permitirá ao grupo de trabalho começar por identificar na primeira fase do PLH os munícipes e as situações passíveis de ser apoiadas ao abrigo do programa 1.º Direito.

A identificação acima referida permitirá, assim, o levantamento de necessidades relativas aos casos de famílias / habitação sem condições dignas e definição de critérios de priorização.

Que tipo de agregados familiares poderão ser abrangidos:

  • O agregado habitacional que vive em condições habitacionais indignas e cuja situação de carência financeira não lhe permite suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, existindo situações específicas que se consideram ser indignas:
    • Precaridade: Situações de violência doméstica, insolvência e pessoas sem abrigo;
    • Sobrelotação: Habitação insuficiente para composição do agregado;
    • Insalubridade e insegurança: Fogo sem condições mínimas de habitabilidade ou sem segurança estrutural;
    • Inadequação: Incompatibilidade do fogo com pessoas nele residentes.
  • O agregado habitacional que vive em situação de carência financeira entendendo-se como tal os agregados familiares com rendimento médio mensal (RMM) inferior a 1.743,04€.
    • RMM = 1/12 do rendimento anual bruto do agregado (RAB) , corrigido pela sua dimensão e composição Incompatibilidade do fogo com pessoas nele residentes.

A ECG lançou recentemente o seu primeiro projeto de habitação e construção cooperativa que será edificado na União de Freguesias de Crespos e Pousada. Deseja inscrever-se no Projeto ASC (Aldeamento Sustentável e Cooperativo)? Clique neste atalho e preencha o formulário eletrónico disponibilizado no nosso site oficial.

Se desejar obter informações adicionais contacte-nos pessoalmente, por telefone ainda pelos meios disponibilizados neste site (formulário eletrónico). Teremos todo o gosto em ajudar!

#Donate2Build4Change

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.