Ciclo de WEBINÁRIOS RedPES

SEMEAR E COLHER PRÁTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A RedPES, com o apoio do Grupo Ecosol do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, está a organizar um ciclo de conversa on line, tendo como eixo algumas práticas de economia solidária. No dia a dia, à nossa porta ou mais além, pessoas e organizações dão sentido a um movimento que se expande, que se articula em rede e se consolida como alternativa ao modelo dominante de organização económica, baseada na conceção utilitária e mercantilista do ambiente, da vida e das pessoas, da desagregação dos elos sociais e dos afectos.

É preciso conhecer e dialogar sobre novas formas de organização sócio-económica, de novas solidariedades que são possíveis, necessárias e que já existem.

A RedPES, neste 1º ciclo conta com a ação, a palavra e a experiência da Coop 57 Galicia, uma efetiva e consolidada experiência de finanças éticas e solidárias. Quando a FIARE se articulou com a Banca Popolare Etica estruturou-se a FIARE BANCA ETICA que é um banco na mão da cidadania organizada, sob a forma de uma cooperativa, por ações, que trabalha em território espanhol, com o objetivo de fomentar a cooperação e a solidariedade. As dinâmicas da Economia Solidária no país que fica a um passo de Portugal ganham sentido e potenciam-se quando se articulam em redes e em redes de redes, como é o caso da REAS Red de Redes…

Sabemos que a REAS Red de Redes está a comemorar 25 anos…

Será ocasião para perguntar por onde temos andado e o que nos tem distraído?

Para novembro, o Pedro Hespanha e a Sara Moreira trazem à conversa as realidades do quotidiano que se expressam neste tempo de pandemia, em ambiente de Economia Solidária e que ganham valor porque despertam a convicção que somos capazes e temos de conseguir congeminar soluções transformadoras.

Em Dezembro, a Beatriz Caitana e o Manuel Moura rompem o círculo vicioso que resiste ao direito básico à habitação e ao espaço urbano. Em Braga, a Coop ECG, com os seus cooperadores sentiu na pele o problema do acesso à habitação e teve como ponto de partida para a solução uma simples pergunta: “E se nós…?” O Projeto Urbinat, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tem-se debruçado, no âmbito das Economias Solidárias, em discutir como iniciativas resultantes da participação cidadã no âmbito económico qualificam a ideia da regeneração urbana inclusiva e criam novos espaços públicos diferenciais no território.

Para janeiro de 2021 atravessamos o Atlântico e vamos ao Brasil, ao Estado do Rio de Janeiro onde a dimensão já é de Governo Estadual. O Conselho Estadual de Economia Solidária acreditou na ideia de que a Economia Solidária consegue afirmar-se como opção para a retomada do processo económico. A Angélica Hullen, como Presidente do referido Conselho Estadual apresentará trabalho efetivo! Em jeito de “ficar à espera” valerá a pena “roubar” a citação que Angelica Hullen faz de Nelson Mandela:

A pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão grandes dos nossos tempos – tempos em que o mundo se gaba de progressos extraordinários na ciência, tecnologia, indústria e na acumulação da riqueza – que têm de ser colocados ao lado da escravatura e do apartheid, como males sociais.”

O 2º ciclo, sob o signo RedPES/RIPESS fica para o primeiro trimestre de 2021.
Pelo sim e porque sim, fica já no ar!

WEBINÁRIOS

1º CICLO: Ciclo RedPES de Conversas Solidárias

* 13 de outubro – “Finanças Solidárias: o trabalho da Coop 57 Galicia e da Fiare”  –  Maria Atienza (REAS Red de Redes), Anton Insua (Coop 57 Galicia),  Manuel Adame e Miguel Oujo  (FIARE)

* 17 de novembro – “Diálogos sobre Economia Solidária em tempos de Covid” – Pedro Hespanha (Ecosol/CES-UC), Sara Moreira (Dimmons/IN3-UA Catalunha e Inst. Sociologia-UP)

* 9 de dezembro – “Soluções solidárias para uma nova concepção de habitação e de regeneração dos espaços urbano-rurais” – Manuel Moura (Aldeamentos Sustentáveis e Cooperativos da Coop. ECG, Braga) e Beatriz Caitana (URBiNAT/CES)

* 12 de janeiro – “Economia Solidária: opção para a retomada do crescimento económico pós-pandemia” – Angélica Hullen (Presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária do Estado do Rio de Janeiro – Brasil)

2º CICLO: RedPES-RIPESS Workshop Series in Solidarity Economy

* 19 de janeiro – “Solidarity Economy initiatives in Portugal in times of Covid”– Pedro Hespanha (Ecosol-CES/FEUC-UC) e Sara Moreira (Dimmons/IN3-UA Catalunha e Inst. Sociologia-UP)

* 23 de fevereiro – “Social currencies in rural areas: contributions towards community autonomy” – José Luiz Fernández-Pacheco (U. da Extremadura)

* 23 de março – “Solidarity Economy and the Commons” – Ana Margarida Esteves (CEI-IUL)

Endereço na Internet dos webinários RedPES: https://bbb.redpes.pt/b/web-ykz-ljk

(efetua o teu registo prévio clicando no atalho acima para que possas receber mais informações)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.